Mogi das Cruzes, 1976
Vive e trabalha no Rio de Janeiro-RJ
Audrei Carvalho é artista visual, designer gráfico e pesquisadora. Em sua poética, utiliza a cartografia, a coleta e a seleção de materiais descartados para investigar as relações entre objetos, memória e lugar. O objeto poema Caixa Preta (1975), de Augusto de Campos e Julio Plaza, é um importante ativador poético para as suas produções: caixas. A artista é doutoranda em Artes Visuais pela UFRJ.
Exposições Coletivas
2022Caixa Cosim
Exposição Transfluências - 7º Encontro dos Programas de Pós-graduação em Artes Visuais do Estado do Rio de Janeiro. Paço Imperial. Rio de Janeiro.
2019
Caixa branca
Exposição Arte e Contingência. Espaço Apis. Rio de Janeiro.
2009
e-poetamentos
Trabalho selecionado categoria Mídia Arte. FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica. São Paulo.
2004
Poeta
Trabalho selecionado categoria Poesia Digital. FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica. São Paulo.
Formação Acadêmica
2019 – em andamentoDoutoranda em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade do Rio de Janeiro (EBA-UFRJ).
2005 – 2007
Mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Apresentações e Cursos
2023Apresentação de Trabalho. Do amanhecer até a hora da xepa: o ritmo da feira através das bacias. Seminário Internacional Vozes do Barroco: reverberações das oralidades nos processos comunicativos e socioculturais. TV PUC-SP (online).
2022
Apresentação de Trabalho. Caixa LeVe - Homenagem ao poeta César Vallejo. Simposio Binacional Perú - Brasil “Trílcica alegría: poesía, cuerpo y performance”, organizado por Vallejo Sin Fronteras Instituto y Arquipélagos Mestiços. Lima-Peru. (online) Apresentação de Trabalho. Caixa jardim: possibilidades de criar com ruínas. 7° Encontro de Pesquisadoras/es dos Programas de Pós-graduação em Artes Visuais do Estado do Rio de Janeiro. Paço das Artes - Rio de Janeiro.
2021
Apresentação de Trabalho. Os múltiplos lados dos objetos poéticos: uma cartografia das caixas nas artes visuais. VI Congresso de Linguagem, Identidade, Sociedade: estudo sobre a mídia. Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo.
2020
Apresentação de trabalho. Este lado para cima: uma reflexão sobre a Caixa Preta. Seminário de Pesquisa Reverberações/UFRJ.
2009
Curso de curta duração. Poesia digital: traduções. 41° Festival de Inverno da Universidade Federal de Minas Gerais. Diamantina.
2008
Apresentação de trabalho. Poesia Concreta e Mídia Digital: traduções criativas. Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Piracicaba.
Publicações
2023Resumo
Do amanhecer até a hora da xepa: o ritmo da feira através das bacias. In: Seminário Internacional Vozes do Barroco, 2023, São Paulo. Caderno de Resumos do Seminário Internacional Vozes do Barroco. São Paulo: Ed. dos Autores, 2023. v. 1. p. 36-37.
2021
Verbete
Pequeno Almanaque de Cultura Barroco - Mestiça: Verbete 'Caixa'. Verbetes de Almanaque produzido no âmbito do PIPEq PUC-SP. São Paulo: Educ, 2021.
2010
Artigo
Teoria e prática da tradução intersemiótica. Poesia Digital: negociações com os processos digitais: teoria, história, antologias. São Paulo: Navegar Editora, 2010.
2008
Artigo
Poesia Concreta e Mídia Digital: traduções criativas. Arquivo digital PO.EX. Porto. Portugal